2023: um ano para engrandecer o Sindicato e a categoria

Por Mara Feltes, diretora colegiada do SEMAPI

Fiquei honrada por ter sido eu a escrever uma rápida reflexão sobre o que foi o ano de 2023. Neste ano, o SEMAPI completou 35 anos. Recuperando fatos e acontecimentos do período vemos o quanto fomos gigantes, o quanto fizemos: Diretoria e Fórum de Base, sempre em conjunto com a categoria.

Negociamos e fechamos sete acordos coletivos, e ainda estamos negociando com o governo o do setor público. Enfrentamos desmandos das gestões do Governo Leite; participamos de audiências públicas para encaminhar denúncias, de audiências com Ministros em Brasília pra levar nossas demandas em relação às nossas fundações, UERGS, EGR e EMATER/RS-ASCAR; estivemos em congressos (CUT e CONSTRACS), realizamos atividades de formação.

Intensificamos nossa participação em atos públicos e Marchas, reafirmando a política de apoio às lutas do movimento sindical e de movimentos sociais. Por fim, participamos de campanhas de solidariedade com aqueles e aquelas que sofreram com eventos climáticos resultantes da irresponsabilidade do Governo Estadual, que deveria garantir uma política séria de preservação do meio ambiente.

O SEMAPI, no sentido de garantir êxito neste conjunto de iniciativas, inovou na linguagem e em tecnologia, fortaleceu sua parceria com o DIEESE e outras entidades, como o TRT, criou e resgatou ações para sensibilizar e ratificar que NOSSO TRABALHO TEM VALOR.

O Sindicato chega aos 35 anos honrando sua trajetória de lutas – trajetória esta construída por homens e mulheres que sabem da importância dos sindicatos para a garantia de direitos laborais e sociais. Isso fez – e faz – do SEMAPI referência no movimento social, importância materializada na ocupação de Conselhos Estaduais de Direitos e instâncias nacionais como CUT, CONTRACS e DIEESE.

Em 2024, seguiremos na busca da garantia dos nossos direitos, fortalecendo as lutas da classe trabalhadora, porque o problema de um ou uma é problema de todos e todas. Juntos e juntas, somos fortes. NOSSO TRABALHO TEM VALOR!