SEMAPI participa de encontro do FONACEAS
Entre segunda (7) e quarta (9), conselheiros da rede de assistência social de todo país estiveram reunidos no Rio de Janeiro, na 60ª reunião do FONACEAS. Participaram representantes governamentais e também da sociedade civil, para debater sobre o tema O SUAS que temos e o SUAS que queremos. O SEMAPI esteve presente, uma vez que ocupa cadeira no Conselho gaúcho.
Durante o encontro, foram abordados temas como o assédio moral sobre trabalhadores e trabalhadoras do SUAS, cujas denúncias vêm aumentando nos últimos anos, e a falta de estrutura para o desempenho do trabalho – o que levou ao tema da necessidade imperativa de concurso público para a área.
A criação de um piso nacional para a categoria também foi debatida no evento. Foi um momento importante de celebração dos 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), sem descuidar das possibilidades de ampliação e revisão das práticas para melhorar o atendimento à população vulnerável.
Ocorreram, ainda, preparações para as conferências estaduais, que ocorrem em outubro, e a nacional, entre 5 a 8 de dezembro em Brasília. No RS, o evento acontece entre 3 e 5/10. Também.
O SEMAPI entende como fundamental o espaço que ocupa no CEAS, pois é onde se faz a luta e o controle social por / de políticas públicas eficazes. Interagir no coletivo é a melhor ferramenta para resolver questões – sejam elas amplas ou pontuais. Parabéns a todos e todas que organizaram e participaram do evento. Sigamos!