SEMAPI oficia fundações sobre acolhimento de colegas atingidos pelas enchentes

Frente aos decretos editados tanto pelo governo do Estado quanto pela Prefeitura de POA, e tendo em vista as orientações publicadas pelo Ministério Público do Trabalho na última sexta (10), o SEMAPI enviou, na manhã desta terça (14), ofício às gestões das fundações que integram sua base. O objetivo é tomar conhecimento das ações de acolhimento que vem sendo tomadas com colegas atingidos pelas enchentes.

No documento, o Sindicato questiona quais medidas já foram tomadas no intuito de apoiar e preservar os trabalhadores impactados pelo recente desastre climático, quais estão sendo adotadas e/ou planejadas, e se trabalhadores e trabalhadoras afetados foram liberados do trabalho, por quanto tempo e como serão tratadas essas ausências. Também pergunta quais medidas estão sendo adotadas aos demais trabalhadores, mesmo não impactados (in)diretamente, e como está se dando a comunicação de tais ações.

Ao final, demanda resposta em até 48 horas. O Sindicato solicita ainda que, nas instituições onde já se tenha estabelecido esses protocolos, colegas auxiliem enviando informações, para intensificar a fiscalização do cumprimento dos mesmos pela entidade. Estamos vigilantes para que a tragédia que se abateu sobre o Estado não penalize duplamente todos e todas atingidos. Nosso trabalho tem valor!