Diretoria do SEMAPI conversa com colegas do CASE Novo Hamburgo
Nesta terça (18), representantes do SEMAPI estiveram reunidos de forma virtual com colegas do CASE Novo Hamburgo, unidade que integra a FASE. Na pauta do encontro, as dificuldades de locomoção encontradas por trabalhadores e trabalhadoras desde a mudança na cláusula que previa vale-transporte em pecúnia.
Além de retirar a cláusula, a FASE vem, há três meses, descontando destes e destas colegas o percentual sobre os vales-transporte, sem repassar o direito – deixando-os, literalmente, a pé. Além de serem descontados, trabalhadores estão precisando bancar o próprio deslocamento, comprometendo importante parte de seus vencimentos no processo.
Diretores do Sindicato informaram que vêm tentando resolver a situação, negociando tanto com a direção da FASE quanto com o governo do Estado. Porém, as tratativas têm sido infrutíferas. Diante da situação, foi decidido pelo grupo que o SEMAPI tomará medidas para retomar o pagamento das passagens em pecúnia e para que os gastos com deslocamento sejam ressarcidos.
Entenda
De forma unilateral e sem chance de negociação, o governo do Estado retirou o direito de vale-transporte em pecúnia para trabalhadores e trabalhadoras do CASE NH na última data-base. O executivo tomou a decisão à revelia dos alertas do SEMAPI, que informou em diferentes ocasiões que o local não é atendido pelo transporte coletivo municipal.
A situação se agravou ainda mais com a troca da empresa que faz o translado de trabalhadores e trabalhadoras – inclusive, a má qualidade do atendimento do transporte é queixa de toda a sociedade de Novo Hamburgo, que tem protestado contra o serviço e motivou a abertura de uma CPI na Câmara municipal. Seguiremos lutando por direitos de quem atua em um importante serviço de ESTADO como a socioeducação. Nosso trabalho tem valor!