Nota de repúdio à mudança de endereço do NAR Centro

O SEMAPI, sindicato que representa trabalhadores e trabalhadoras da Fundação de Proteção Especial (FPE), vem a público repudiar a mudança de endereço do Núcleo de Abrigos Residenciais (NAR)Centro. A mudança, que ocorreu de forma autoritária e sem diálogo com trabalhadores e trabalhadoras, realocou acolhidos e pessoal nas instalações do Abrigo Cônego de Nadal.

Chama a atenção esta escolha para a nova sede, uma vez que, ao menos OFICIALMENTE, o Cônego ainda está aberto. Quando, então, ocorrerá a comunicação oficial do fechamento deste abrigo? E quando a gestão vai assumir que a “transferência temporária” dos adultos com problemas agravados de saúde era, na realidade, permanente?

Outro ponto importante é a situação em que se encontra a situação física do local. A gestão sabe da necessidade de reformas, e é DEVER do Estado não apenas realizá-las, como também transferir acolhidos e colegas para locais SALUBRES. A instituição tem espaços, mas sucateia os mesmos para justificar o encerramento e a consequente privatização do serviço de ESTADO que é o acolhimento institucional. Lutaremos sem descanso pela dignidade de colegas e dessas crianças e adolescentes, já tão vulneráveis. Vidas não são descartáveis! Nosso trabalho tem valor!