Data-base 2024: em Assembleia Geral, colegas de Caxias do Sul aprovam proposta

A noite de quinta (1) marcou a aprovação por unanimidade da contraproposta construída entre SEMAPI e sindicato patronal por trabalhadores e trabalhadoras de Caxias do Sul. Com isso, se encerra o processo negocial da data-base 2024.
Sob a alegação de prejuízos por conta das enchentes, o SESCON Caxias do Sul não permitiu avanços nas cláusulas sociais. No entanto, além dos direitos da última convenção, o SEMAPI conseguiu garantir reposição da inflação do período (3,23%) com um pequeno ganho real, a saber:
3,5% de reajuste salarial
4% de reajuste nos pisos e nas demais cláusulas de repercussão financeira
Outro importante avanço obtido ocorreu na cláusula sobre atestados, com as empresas se obrigando a aceitar atestados fornecidos por psicólogos, em casos de emergência – benefício estendido também aos demais colegas dos municípios da Serra Gaúcha. Em um momento em que se observa tanto adoecimento mental de trabalhadores e trabalhadoras, o aceite deste tipo de atestado se faz fundamental.
A partir de agora, haverá revisão do documento para posterior envio ao Ministério do Trabalho para homologação. Seguimos unidos na busca por direitos. Nosso trabalho tem valor!