SEMAPI visita ministérios para tratar de políticas de segurança alimentar em meio a eventos climáticos extremos
Em Brasília para uma série de reuniões durante toda a semana, a diretoria colegiada do SEMAPI abriu os trabalhos na capital federal conversando sobre políticas de segurança alimentar em meio a eventos climáticos extremos. Encontros em diversos ministérios trataram do tema.
Na manhã de terça, a reunião ocorreu entre representantes do Sindicato e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Defesa Civil Nacional e da coordenação geral de promoção da alimentação saudável do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Neste encontro, tratou-se de protocolos de emergência para este tipo de circunstância.
As diretoras do SEMAPI contaram um pouco da experiência realizada durante as enchentes de maio, quando a entidade organizou, de maneira mais informal, uma ponte entre agricultores familiares que não conseguiam escoar sua produção e as cozinhas comunitárias, na linha de frente do atendimento a quem perdeu tudo. Foi frisado o papel da extensão rural na organização de cadeias curtas de escoamento e sua importância nestes momentos, além de como o governo federal pode se planejar para colocar em prática alguma ação similar.
O tema também foi abordado em reuniões na Conab e na Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS. A iniciativa do Sindicato foi muito elogiada, e novas ideias de como implementar um plano mais estruturado foram surgindo nas conversas. As colegas do SEMAPI reforçaram que há recursos públicos e estruturas de Assistência Técnica Rural Social (ATERS), precisando apenas de uma política de emergência estruturada para que se possa expandir este tipo de trabalho.
As agendas em Brasília seguem até o dia 8/11, e englobam temas de interesse de toda a categoria. Seguimos buscando direitos e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da categoria e da população. Nosso trabalho tem valor!