Promoção das Negociações Coletivas é tema de seminário em São Paulo; SEMAPI acompanha

Por Imprensa SEMAPI

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Ministério do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) promoveram o Seminário de Promoção da Negociação Coletiva Trabalhista. Durante dois dias, sindicalistas de todo o país acompanharam as discussões em São Paulo – inclusive representantes do SEMAPI.

Foram abordados temas transversais às negociações, que afetam as mesmas, porém, não são levantados de forma expressiva, conforme mostram estudos sobre o assunto. É o caso da economia do trabalho, da inteligência artificial, da transição justa, da igualdade de gênero e da saúde e segurança no trabalho.

O debate sobre economia do cuidado trouxe importantes dados sobre um trabalho que, em sua maioria precarizado ou não-remunerado, afeta a vida de todas as pessoas e, portanto, precisa ser abordado na negociação coletiva. A experiência do Sindicato dos Roteiristas de Hollywood com as demandas sobre inteligência artificial ilustrou outro importante debate, com depoimento do diretor-executivo nacional da entidade, Duncan Crabtree-Ireland, que relatou o processo para incluir cláusulas referentes ao tema nos acordos coletivos.

O evento trouxe informações cruciais para preparar melhor negociadores para as mesas, garantindo desta forma as condições para o trabalho decente. As mudanças no mundo do trabalho e as novas necessidades geradas a partir disso permearam os debates, com um olhar mais humano para que as pessoas abrangidas por cada acordo possam buscar direitos. Para a diretora colegiada Cecília Bernardi, que acompanhou o evento, a experiência capacitou ainda mais o Sindicato para encarar as próximas datas-base. “Foi muito bom poder trocar não só com representantes de entidades de trabalhadores e trabalhadoras, como ouvir os patrões presentes e as representações de governo e da Justiça, para entender melhor os pontos de intersecção das demandas e qualificar a negociação”.

O Seminário está disponível no canal do Ministério do Trabalho no Youtube. Acesse aqui. Seguiremos buscando formas de melhorar nosso poder negocial e garantir direitos. Nosso trabalho tem valor!