Transposição: SEMAPI debate andamento do processo com colegas das fundações
Durante toda a semana, representantes do SEMAPI promoveram reuniões virtuais com colegas de FGTAS, FEPAM, FASE, FPE, FADERS, FEE e FZB. O objetivo dos encontros foi detalhar o andamento do processo de transposição e construir em conjunto as demandas que serão cobradas do governo.
Participantes foram informados do estágio em que se encontra a criação das minutas do novo Plano de Empregos, Funções e Salários (PEFS), que ficaram a cargo das gestões, e da atuação do Sindicato dentro da Comissão Especial para garantir direitos. Os pontos levantados serão incorporados à pauta que o Sindicato irá levar à reunião da Comissão que ocorre na tarde desta sexta (13).
CIENTEC, FDRH e Piratini
Sobre as fundações extintas que não foram incluídas na Lei, o SEMAPI informa que uma mediação deve ocorrer na próxima semana, e seu resultado será apresentado em reunião virtual no dia 19 de dezembro. Para se inscrever, basta clicar aqui.
Entenda
Desde o início do processo de Transposição da natureza jurídica das fundações estaduais, o Sindicato atuou de forma ativa na construção do texto que viraria Lei, buscando garantir direitos a todos e todas que optarem pela migração para o regime estatutário. A diretoria tem tido um olhar atento para tentativas veladas (e nem tanto) de retirada de conquistas realizadas com muita luta, e busca um contato constante com colegas das instituições envolvidas para que haja uma postura coesa e poderosa na hora de negociar termos.
Atualmente, além do foco nos detalhes, o SEMAPI ainda tem conseguido avançar em pontos estratégicos. Parabéns e gratidão a todos e todas que participaram e estão auxiliando a construir em conjunto a luta. Em breve, teremos mais encontros para discutir os rumos deste processo. Nosso trabalho tem valor!