Fundações extintas: mediação na Justiça avança, e SEMAPI prepara proposta para resolver situação de colegas
Houve avanço na discussão sobre a situação de colegas das fundações extintas que não integram a Lei da Transposição (CIENTEC, FDRH e Piratini). Em mediação na Justiça do Trabalho na manhã desta segunda-feira (16), o foco principal foi a manutenção junto ao quadro do Estado.
Apesar de o governo alegar que a despedida de trabalhadores e trabalhadoras não estáveis “decorre de imperativo legal”, o Sindicato – juntamente com representantes de Senge, SindJor e Sindicato dos Radialistas – defendeu que a decisão recente do STF que autoriza a contratação de celetistas diretamente pelo Estado viabiliza avanço nas tratativas. Foi acordado que, até meados de março, o SEMAPI apresentará uma nova proposta ao executivo. Uma nova mediação foi marcada para 19 de março. Lembrando que o Sindicato promove, no próximo dia 19, uma reunião com colegas para detalhar os termos desta reunião. Acesse aqui e participe.
Relembre
Desde setembro, o SEMAPI, juntamente com outras entidades representativas, vem trabalhando numa proposta para definir o futuro e assegurar direitos de colegas destas fundações. O entendimento do STF sobre a contratação em regime CLT pelo Estado, publicado em novembro, abriu novas possibilidades para aproveitamento dos quadros. Seguimos firmes em busca de direitos para todos e todas!