Data-base 2025: por ampla maioria, colegas do setor Público aprovam proposta
Reunidos em assembleia geral na tarde de quarta (20), colegas de fundações estaduais, UERGS e EMATER/RS ASCAR avaliaram a contraproposta construída entre SEMAPI e governo do Estado para a data-base 2025. Por ampla maioria, o texto foi aprovado.
Dentre os pontos aprovados, estão o reajuste de 5,20% nos salários e em outras cláusulas de repercussão financeira, a partir de janeiro de 2026, bem como o mesmo índice nos vales (neste caso, retroativo a junho e a ser pago na folha seguinte à homologação do texto). Além disso, houve melhorias em cláusulas sociais, como a do Assédio Moral, ajustes na redação da Folga Extra Mensal (FEM) para assegurar o direito – como doação de sangue, atividade sindical e prestação de serviços junto ao TRE, e um acordo com a gestão da EMATER/RS ASCAR para rever a participação patronal no Fundo de Assistência à Saúde (FAS).
Confira o calendário dos reajustes a receber, que leva em conta as negociações anteriores:
Outubro 2025: 3,97% (referente à data-base 2023)
Novembro 2025: 3,33 (referente à data-base 2024)
Janeiro 2026: 5,20% (referente à data-base 2025)
Agora, o texto será revisado e enviado ao Ministério do Trabalho para registro. Parabenizamos todos e todas que participaram, debateram e fizeram valer sua opinião. É assim que se fortalece a luta. Nosso trabalho tem valor!