A Importância do Julho das Pretas

Por Imprensa SEMAPI

Por Luciana de Oliveira, diretora colegiada do SEMAPI

Criado em 2013 pelo Instituto Odara, em Salvador, o Julho das Pretas tem como objetivo combater o racismo, a violência e o desemprego das mulheres pretas. Traz temas importantes e necessários relacionados a fortalecer as mulheres pretas, numa ação coletiva de superação das desigualdades de gênero e raça, e colocando as pautas e as agendas políticas das mulheres pretas em evidência.

É realizado no dia 25 de julho – em homenagem ao histórico 1° Encontro de Mulheres Afro Latino Americanas ocorrido em Santo Domingo na República Dominicana e à rainha Tereza de Benguela, nascida no Congo. Líder quilombola por 20 anos, ela foi a primeira e a única mulher a governar um quilombo independente no Brasil, após o falecimento do seu esposo, o rei José Piolho. Forte e destemida, lutou pela liberdade do seu povo, promoveu a igualdade entre homens e mulheres e entre pretos e indígenas.

O movimento Julho das Pretas é celebrado em todo o Brasil, com várias atividades, como palestras, rodas de conversas, oficinas, marchas, mostras de cinema, teatro, música e feiras. Nesse dia, é impossível não falarmos sobre o alto nível de subemprego, a violência sexual e doméstica, o feminicídio, o racismo ambiental, o abandono, a precarização de serviços de saúde, a dificuldade de acesso à educação e a falta de políticas públicas que assolam as mulheres pretas.

É importante que esses temas sejam debatidos nas escolas, nas famílias, nos sindicatos, nas associações, nos ambientes de trabalho, nos meios de comunicação e em toda a sociedade. Mais do que isso, é fundamental que as pessoas brancas participem das discussões, pois na grande maioria dos eventos os debates são realizados de pretas para pretas, sendo que nós já conhecemos as nossas dores.

Não é somente necessário refletirmos, como também agirmos diariamente, unidos, com o intuito de que sejamos TODOS ANTIRRACISTAS. Tenhamos a certeza de que, como diz Angela Davis, “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela “.