Após agressão de colegas, gestão da FPE justifica falta de ação com pagamento de adicional de penosidade

Após mais um caso de violência contra colegas – desta vez, na FPE –, o governo do Estado deixa claro seu descaso para com trabalhadores e trabalhadoras. Oficiada pelo SEMAPI, a gestão da Fundação justificou sua falta de ação afirmando que o pagamento de adicional de penosidade já daria conta do assunto.
A afirmação foi feita pela diretora de Qualificação Profissional e Cidadania da FPE, em oficio enviado ao Sindicato na última semana. O texto é uma resposta ao questionamento feito pela entidade representativa sobre as providências que seriam tomadas diante do caso.
Vale lembrar que trabalho penoso é definido na Constituição Federal como atividades que, embora não tragam danos ou riscos à saúde do trabalhador, podem ser bastante árduas, desgastantes ou muito sofridas. Ou seja, não se aplica à situação. Também vale dizer que este pagamento é um direito conquistado em Acordo Coletivo pelo SEMAPI ainda em 2009.
Não há como mitigar os efeitos de uma agressão com pagamentos; estes casos precisam de acolhimento e um olhar cuidadoso sobre a saúde física e mental de tal colega. Contudo, uma visão destas, exposta tão explicitamente em um documento oficial, faz entender porque o corpo funcional da FPE está tão adoecido, e também porque o número de denúncias de assédio segue crescendo na instituição. Enquanto não houver seriedade da gestão para tratar de temas sensíveis e caros a trabalhadores e trabalhadoras da Fundação, os locais seguirão sendo ambientes inseguros para se atuar, e o serviço de Estado prestado por estes colegas ficará comprometido. Afinal, quem cuida de quem cuida? Nossa saúde tem valor!