Assembleia, aprovação e nova mesa: a semana de negociações com o setor Privado

Por Imprensa SEMAPI

A última semana foi movimentada em termos de data-base 2023 para o setor Privado. Enquanto trabalhadores e trabalhadoras da AMLINORTE avaliaram a proposta construída pelo SEMAPI junto ao Sindicato Patronal, as negociações avançaram junto ao Sinfac, que deve fazer o mesmo no próximo dia 21/6. Já a reunião com representantes do SIDAT não trouxe avanços. Confira o resumo a seguir:

SINFAC: ATENÇÃO, colegas! Após negociação, chegou a hora de avaliar a proposta construída entre SEMAPI e sindicato patronal. A AGE acontece no dia 21/6, às 19h, pela plataforma Zoom. A inscrição antecipada pode ser feita pelo link https://bit.ly/AGESINFAC

AMLINORTE: colegas da AMLINORTE aprovaram, na última terça (13) a proposta construída entre SEMAPI e Sindicato patronal para a data-base 2023. A Assembleia ocorreu de forma remota. Além de reajuste de 8,83% (INPC do período + 5% de ganho real) com repercussão em todas as cláusulas de impacto financeiro, foi possível garantir o pagamento de vales em casos de faltas justificadas e o pagamento de auxílio educação infantil mesmo no período de afastamento do trabalhador. Sobre as horas-extras, não foi possível avançar no índice de 130%, como o Sindicato pleiteou, mantendo-se o pagamento de 100% do valor das horas trabalhadas em finais de semana e feriados. Agora, o SEMAPI aguarda a confirmação de redação de uma cláusula para encerrar formalmente a negociação e encaminhar a Convenção Coletiva aprovada ao Ministério do Trabalho, para registro.

SINDAT: Em uma reunião ocorrida na quarta (14), SEMAPI e Sindat debateram as cláusulas da negociação 2023. Apesar de sinalizar a possibilidade de arredondar o índice de reajuste para 4% (conforme sugestão do SEMAPI) e de avançar tanto na reposição dos vales alimentação/refeição quanto na construção de uma cláusula que conceda o tão batalhado auxílio educação infantil – demanda histórica da categoria, o sindicato patronal ainda se coloca reticente algumas demandas, como o pagamento do vale-rancho até 10 de dezembro, e ainda propôs mudanças na composição do banco de horas. Um novo encontro deve ocorrer em 21/6, às 11h.

As mesas de Caxias e Serra aguardam avaliação da contraproposta patronal, enviada nesta quarta (14) e que sinaliza reajuste e avanços na questão da Rais, por parte do SEMAPI. Já no caso do SESCON/RS, há discordância entre os sindicatos a respeito de temas como a própria Rais, o controle do ponto eletrônico e o auxílio rancho. O SEMAPI continua pressionando por um encontro para tentar avançar na negociação e garantir o mais breve possível os diretos da categoria. Fique atento aos canais do Sindicato para se informar sobre as novidades. Nosso trabalho, nossos direitos, nossa união!