Começa a negociação do Setor Público

Nesta sexta (2), foi finalizada a primeira rodada de negociações entre SEMAPI e governo do Estado pela data-base 2024. Com mesas separadas, a última proposta a ser apresentada foi a da EGR.

Nesta mesa, alegando que a Empresa tem orçamento próprio, o GAE propôs o pagamento integral do INPC do período (3,33%). O próximo passo é analisar a proposta junto com a assessoria jurídica e caso o Semapi esteja de acordo, levar para a categoria da EGR apreciar a proposta.

Fundações e UERGS

Abrindo as mesas na segunda (29), SEMAPI e GAE trataram de Fundações e UERGS. O governo não permitiu que o Sindicato apresentasse sua proposta, chegando com uma contraproposta. Entre os pontos de destaque, reajuste ZERO, com reconhecimento do índice inflacionário para posterior negociação. Isso prejudica tanto colegas que devem ser transpostos, que o fariam com pendências, quanto os que não irão transpor, mas terão perda em seu poder de compra.

EMATER/RS-ASCAR

Na terça (30), foi a vez de tratar da EMATER/RS-ASCAR. Assim como no dia anterior, o governo propôs reajuste ZERO, sem melhorias nas cláusulas sociais, novamente prejudicando colegas que desempenham um serviço de Estado.

O SEMAPI considerou as propostas inaceitáveis, e solicitou ao governo que repense os pontos. Novas rodadas de negociação devem ser marcadas em breve. Seguimos em luta por direitos. Nosso trabalho tem valor!