Data-base 2024: por ampla maioria, categoria aprova contraproposta

Reunidos em assembleia geral na tarde desta terça (22), colegas das Fundações Estaduais, da EMATER/RS ASCAR e da UERGS aprovaram por ampla maioria a contraproposta construída por SEMAPI e governo do Estado para a data-base 2024. O encontro ocorreu de forma virtual.

Além da renovação das cláusulas sociais, foi possível avançar em alguns pontos. Dentre os termos aprovados, estão:

Reposição de 3,33% nos vales a partir de janeiro de 2025;

Reposição de 3,33% nos salários a partir de novembro de 2025;

Aceitação de atestados de procedimentos, além de consultas e exames;

Instituição de comissão paritária para tratar dos fluxos para denúncias de assédio na FPE;

Início das tratativas de regramento de teletrabalho na EMATER/RS ASCAR.

Agora, o documento será revisado, assinado pelas partes e enviado ao Ministério do Trabalho para homologação.

Entenda

Em função das enchentes de maio, as negociações entre governo e SEMAPI se iniciaram em agosto. De início, o governo alegou impossibilidade de conceder reposição, ou seja, REAJUSTE ZERO. O Sindicato seguiu pressionando, inclusive com base nos números divulgados pelo próprio executivo, que davam conta de bons resultados econômicos.

Com isto, o governo cedeu, oferecendo o INPC do período (3,33%) a ser pago apenas em meados de 2026. Acreditando ser inaceitável, o SEMAPI insistiu na negociação, obtendo a proposta aprovada. Esta é uma vitória do poder negocial da categoria, que fortalece o Sindicato na medida em que se mobiliza por direitos. Parabéns a todos e todas que se fizeram presentes e contribuíram para este resultado. Nosso trabalho tem valor!