Em reunião com presidente da EMATER/RS-ASCAR, SEMAPI cobra soluções para FAS e seleção interna
SEMAPI e ASAE, entidades que integram tanto o CTA/CONAD da EMATER/RS-ASCAR quanto o Fórum de Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da instituição, tiveram representantes recebidos pela presidente da EMATER, Mara Saafeld, nesta quarta (17). Na pauta do encontro, temas prioritários já tratados pelo Fórum, com destaque para o Programa de Desligamentos, o Fundo de Assistência à Saúde (FAS) e processo seletivo interno.
A respeito do Programa de Preparação de Desligamentos, representantes do Sindicato reforçaram a necessidade de se cumprir o cronograma estipulado pelo CTA, respeitando tanto a demanda quanto a expectativa de colegas. Sobre o FAS, ambas entidades fizeram clara sua preocupação com a saúde financeira do Fundo; há uma percepção de que as entradas não estariam dando conta dos valores gastos, e certo receio de que a sustentação esteja em risco. Com a proximidade do início das negociações da data-base 2024 – o que deve ocorrer ainda em julho –, representantes do SEMAPI ressaltaram que seria fundamental uma proposta de melhora dos aportes de recursos da contrapartida da patronal, dada a situação.
Vale lembrar que o FAS é, hoje, uma das principais políticas de recursos humanos da EMATER/RS-ASCAR e, da última vez em que foi feito um alerta similar, em 2019, a saída encontrada foi reajustar em quase 100% as mensalidades de um mês para o outro, prejudicando trabalhadores e trabalhadoras. As entidades buscam, assim, evitar que a situação se repita.
Por fim, o processo seletivo interno foi cobrado pelas entidades, uma vez que já havia o comprometimento com a seleção tão logo fosse finalizado o processo seletivo externo – o que já ocorreu. A expectativa é de que sejam contempladas todas as estruturas e níveis – médio e superior, em escritórios municipais, regionais e no Central. Seguiremos em luta por direitos!