EMATER-ASCAR/RS apresenta ações contra assédio com base no trabalho de GT integrado pelo SEMAPI

Após receber o relatório do GT de combate ao assédio na EMATER-ASCAR/RS, e respeitando a orientação de realizar um pronunciamento oficial para lançar o Protocolo de ações por ele formulado, a Superintendência da instituição promoveu uma live na manhã desta terça (22). O objetivo foi apresentar ao corpo funcional da entidade as ferramentas que serão usadas contra o assédio.
A presidente assinou, durante o evento, a resolução que valida as medidas imediatamente, e detalha as orientações para que trabalhadores e trabalhadoras possam acessar os canais de denúncia de assédio e todas as formas de discriminação, além dos fluxos para investigação, com prazos e responsáveis. O documento está disponível na intranet da EMATER-ASCAR/RS, para acesso de todo o corpo funcional.
O SEMAPI entende que uma etapa muito importante foi vencida com a implantação deste protocolo, mas ainda há mais a avançar. Agora, o foco será acompanhar de perto a dinâmica, garantindo que os fluxos efetivamente funcionem, respeitando o sigilo dos denunciantes e do processo – tão necessário nestes casos – e proporcionando um ambiente de trabalho seguro e digno para todos e todas.

Entenda
Formado em abril deste ano, o GT da EMATER-ASCAR/RS pretende implantar diretrizes para educar, qualificar, prevenir, mitigar e combater o assédio nos ambientes de trabalho. O Grupo é formado por colegas que representam toda estrutura: municipais, regional e central, além de representantes de AESR e ASAE. Tendo em vista o inquérito civil instaurado após mais de 40 denúncias de assédio na instituição feitas pelo SEMAPI junto ao Ministério Público (MP), o Sindicato foi convidado a participar do GT, contribuindo com sua expertise, adquirida por meio de ações do Coletivo de Saúde, para a organização das ações constantes no Protocolo apresentado nesta terça. Agradecemos a todos e todas que tiveram a coragem de fazer seus relatos ao Sindicato, desencadeando este processo virtuoso que vai evitar que situações similares se repitam. Esta é uma vitória de todos e todas. Nosso trabalho tem valor!