EPTC: categoria encerra negociação 2024 e prepara nova mesa para data-base 2025

Reunidos em Assembleia Geral na sede do SEMAPI nesta terça (15), trabalhadores e trabalhadoras da EPTC encerraram a data-base 2024 e prepararam as reivindicações para a negociações de 2025. A categoria validou as cláusulas que serão apresentadas à gestão e à prefeitura no próximo período.
Sobre 2024, representantes do SEMAPI explicaram aos presentes as difíceis condições de negociação junto ao executivo municipal, que culminaram na judicialização das cláusulas com repercussão financeira e em parcos avanços nos temas sociais. Frente a isto, a categoria optou por encerrar a negociação, fechando o acordo.
Para 2025, a diretoria colegiada do Sindicato apresentou os ganhos obtidos há poucos dias pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o que abre brecha para uma negociação mais consistente. Com isto, participantes reafirmaram a busca pela reposição da inflação do período, além de 5% de ganho real, e avanços em cláusulas sociais. Com a aprovação da pauta, o SEMAPI aguarda a Empresa se manifestar para dar início às negociações.
Outro ponto destacado foi a importância da mobilização da categoria para pressionar o governo municipal por avanços, nos moldes do que o Simpa fez. Afinal, é demonstrando união que nos fortalecemos para lutar por nossos direitos. Seguimos juntos. Nosso trabalho tem valor!