Fórum das Entidades entrega emenda para aumento do orçamento da EMATER/RS ASCAR

Na última semana, integrantes da diretoria de SEMAPI e ASAE estiveram na Assembleia Legislativa do Estado (AL/RS). Na pauta das agendas, o aumento da previsão orçamentária destinada à EMATER/RS ASCAR para o ano de 2025.

As representantes conversaram com deputados sobre a inclusão de uma Emenda Popular à Lei Orçamentária do próximo ano, elevando o orçamento previsto de R$240 milhões para R$290 milhões. Os recursos viriam da Reserva de Contingência (Fonte de Recurso 500 – Recursos não vinculados de Impostos).

A ação, proposta pelo Fórum das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS ASCAR, parte da constatação de que o orçamento inicial é insuficiente para atender o público-alvo da instituição. No documento entregue, o Fórum argumenta que “De acordo com os critérios do IBGE, 294 mil estabelecimentos (80,5%) no estado foram classificados como de agricultura familiar, detendo 25,3% das áreas. Destes os serviços da EMATER/RS atenderam a 196.979 famílias no ano de 2023. (Relatório Institucional 2023)”.

Garantir recursos para a extensão rural é investir na economia do Rio Grande do Sul, já tão abalada em função dos últimos eventos climáticos extremos. Seguiremos pressionando pela valorização de colegas e por dignidade para que exerçam este importante serviço DE ESTADO!