Fórum de Entidades debate com urgência situação da EMATER/RS-ASCAR

Por Imprensa SEMAPI

Em caráter de urgência, representantes de instituições que compõem o Fórum de Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS-ASCAR estiveram reunidos na noite desta quarta (19). O objetivo do encontro foi debater as preocupações crescentes em torno da situação da entidade.

A falta de um plano claro de atuação para a EMATER/RS-ASCAR por parte do governo do Estado dominou a conversa, especialmente frente ao anúncio de troca de gestão na instituição, a se concretizar no início de julho. Com a mudança, a EMATER chegará ao sexto presidente em cinco anos. A situação inviabiliza a realização de uma gestão minimamente qualificada com trocas tão seguidas, e ainda levanta a questão sobre a falta de cuidado do executivo com o momento escolhido, uma vez que a EMATER/RS-ASCAR tem papel fundamental de apoio a setores da população que foram severamente atingidos pelas enchentes do mês de maio no Estado. Fica a dúvida sobre qual a visão estratégica que o governo tem da instituição – se é que tem – e qual importância o governador dá à sociedade gaúcha – se maior ou menor do que a conchavos políticos.

Por fim, um manifesto conjunto foi construído, elencando todas as preocupações. O documento será encaminhado a autoridades políticas, entre outras, para pressionar por mais respeito a uma instituição que cumpre papel fundamental no Estado. Leia sua íntegra aqui.