Fórum de Representantes de Base se reúne para discutir andamento da data-base e da transposição

Por Imprensa SEMAPI

A tarde desta quarta (11) foi marcada por reunião do Fórum de Representantes de Base com a diretoria do SEMAPI. Ocorrido de forma virtual, o encontro discutiu o andamento da data-base 2024 e do processo de transposição.

Ao debater a atual proposta do governo – de reajuste do INPC do período a ser pago apenas em 2026 –, representantes rechaçaram os termos, considerados absurdos. Um esboço de um plano de mobilização começou a ser tratado, para garantir ações que pressionem o executivo caso não se avance nas negociações.

Colegas da EMATER/RS ASCAR também discutiram questões pontuais da instituição, com especial atenção a cláusulas como constrangimento moral, transferências e a reivindicação de ampliação do teletrabalho, além de muita preocupação com os rumos do Fundo de Assistência à Saúde (FAS).

Em outro momento, a diretoria apresentou o andamento do processo de transposição das fundações que integram a Lei – e as informações sobre os impactos na vida funcional de colegas que lá atuam. Informou que as assessorias jurídicas já estão analisando os documentos disponibilizados até o momento e, assim que houver um parecer, a categoria será chamada para uma reunião de esclarecimentos. Paralelamente, o Sindicato também busca um PDV para colegas que não puderem transpor.

Fique atento aos canais de comunicação do Sindicato para ficar por dentro dos próximos movimentos sobre estes temas, e consulte o representante no seu local de trabalho para mais informações. Seguimos na luta!