Fundações extintas: mediação na Justiça avança

Por Imprensa SEMAPI

Avanços à vista! Assim pode ser resumida a mediação ocorrida nesta sexta (4), na Justiça do Trabalho, para tratar da situação de colegas das fundações extintas não constantes na Lei da Transposição (FDRH, Cientec e Fundação Piratini).
Desta vez, o foco das discussões foi a garantia de direitos trabalhistas tanto de quem está na ativa quanto de aposentados e aposentadas que seguem atuando. Representantes do SEMAPI reforçaram que a decisão recente do STF que autoriza a contratação de celetistas diretamente pelo Estado garantiria a estabilidade. Sobre aposentados e aposentadas, o Sindicato defendeu que a proposta contemple também colegas de FEE e FZB. O governo argumentou que o direito ou está garantido pela data de admissão (até 1996) ou será contemplado no possível acordo a ser firmado, e também solicitou prazo para analisar as propostas e apresentar um desenho final, o que deve acontecer na próxima sessão.
Por fim, foi acordado que serão encaminhados ofícios ao TST informando o andamento da mediação e solicitando a manutenção da suspensão dos processos. Um novo encontro acontece em 2 de julho, às 14h30. Estamos confiantes na vitória dos direitos da categoria, e convidamos todos e todas que puderem a comparecer nesta próxima mediação para acompanhar as tratativas. Seguimos! Nosso trabalho tem valor!