Mediação na Justiça busca regularizar promoções na FPE

Em nova reunião de mediação na Justiça do Trabalho, ocorrida nesta quinta (3), SEMAPI, FPE e governo do Estado debateram as avaliações de desempenho 2022 na Fundação. Com o processo atrasado, o Sindicato busca calendarizar as ações para não prejudicar ainda mais a categoria.

Ficou acordada a seguinte calendarização: até o próximo dia 9/8, o SEMAPI deve enviar nomes para compor a comissão paritária, cuja formação final será publicada até 18/08. A partir da constituição da comissão, a Fundação publicará no Diário Oficial do Estado (DOE) cronograma do processo até 31/08, para que os trabalhos se iniciem em setembro. A mesa do TRT, em concordância com a argumentação do Sindicato, sugeriu o término do processo em 31/10.

Além disso, também acatou que, enquanto a avaliação de 2022 e as negociações do novo acordo coletivo não forem concluídas, se use uma média das avaliações de 2017, 2018 e 2019 para definir as trocas. A PGE deve avaliar as sugestões e deve retornar o quanto antes.

Por fim, o Sindicato defendeu a realização de um concurso público para suprir a demanda de trabalhadores e trabalhadoras, que hoje trabalham sobrecarregados.

Entenda

O processo de avaliações de desempenho na FPE está atrasado em quase um ano. Como as notas são o critério para realização de trocas, o atraso acaba prejudicando trabalhadores e trabalhadoras da instituição. Além disso, desde 2019 não se realiza avaliação por critério de merecimento – em 2020 e 2021, em função da pandemia, ocorreram apenas avaliações por antiguidade.

A FPE alega que o problema é de sistema. É absurdo que, em pleno 2023, se use a mesma desculpa já utilizada em 2019, 2020 e 2021 – ainda mais levando em conta que, com a demora, o processo de 2023 também fica prejudicado. A instituição dá tanta importância para o processo que destacou apenas UM trabalhador para o núcleo responsável pelas avaliações. Seguiremos lutando pelos direitos de colegas da instituição. Nosso trabalho tem valor!