NOTA DE REPÚDIO À PALESTRA RACISTA NA UERGS

O SEMAPI, sindicato cidadão e representante de trabalhadores e trabalhadoras do corpo técnico e apoio administrativo da UERGS, vem a público repudiar a atividade proposta na unidade de Sananduva, cujo título destaca “a importância da escravidão na economia mundial”. Em que pese a palestra ter sido cancelada pela Universidade, o Sindicato entende como fundamentais algumas reflexões.

É inaceitável que, em 2023, visões racistas sejam comentadas, divulgadas e estudadas – ainda que alegadamente “por equívoco”. Em um país onde 78% dos homicídios são de pessoas negras, onde mulheres negras sofrem mais assédio do que as brancas e onde 74% dos desalentados são negros, não há espaço para “títulos infelizes” ou “inadequados”.

Nos últimos dias, muito tem se falado em racismo na imprensa e nas casas dos brasileiros. Casos internacionais chamam a atenção, enquanto tapamos o sol com a peneira sobre o que ocorre no nosso quintal. Retratações já não bastam: é preciso agir – e rápido.

Por isso, o SEMAPI demanda que a UERGS faça exatamente isso: aja. Para além de notas, que investigue com seriedade o ocorrido, que apure as responsabilidades e, estas comprovadas, que puna no rigor da lei aqueles que merecerem. É assim que se luta de forma eficaz contra o racismo. É assim que se repara uma injustiça secular com uma população que foi arrancada de sua terra e desumanizada apenas por motivos financeiros.

Estamos vigilantes, e esperamos que a Universidade tome providências para que situações como esta não se repitam. Não ao racismo!