Nota sobre as denúncias de agressão na FASE

Por SEMAPI Sindicato

Sobre a denúncia de agressão de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa por trabalhadores da FASE, o SEMAPI vem a público se manifestar da seguinte forma:

Entendemos que as condições oferecidas pela Fundação para a execução do serviço são menos do que adequadas, impactando diretamente na saúde física e mental de trabalhadores e jovens e dificultando ainda mais um trabalho que já é delicado. Também temos visto uma crescente interferência dos órgãos de controle no andamento do trabalho na Fundação, muitas vezes resultando em perseguição dos colegas e dificuldade de realizar rotinas normais dentro das unidades – prerrogativa da FASE. Isto posto, sabemos que o significado da socioeducação é reinserir adolescentes na sociedade, e, para isto, é preciso desenvolver uma abordagem de acolhimento e responsabilidade. Esperamos que a investigação seja criteriosa e responsável, e, como nosso papel preconiza, daremos assistência jurídica para garantir o amplo direito de defesa aos colegas envolvidos.

Vale ressaltar que, em que pese a investigação ainda estar em fase inicial, o trabalho desenvolvido por trabalhadores e trabalhadoras da FASE tem excelência e reconhecimento, e que qualquer tipo de generalização é injusto e perigoso. As instituições devem atuar em conjunto para garantir o melhor serviço possível tanto para os jovens e suas famílias, que passam muitas vezes por momentos delicados, quanto para a sociedade gaúcha como um todo. Esperamos que o desenlace desta situação se dê com isto em mente.