Quase um ano depois, trabalhadoras afastadas voltam ao CASEF

Por Imprensa SEMAPI

Cerca de um ano após o afastamento, pela Justiça, de trabalhadoras do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF), a FASE finalmente está reintegrando as mesmas à unidade. Na manhã desta quarta (6), colegas afastados receberam um termo da gestão da FASE, com a opção de retornar ao Centro ou permanecer nas unidades às quais foram designadas durante o período.

O SEMAPI, apesar de entender que a medida adotada é insuficiente, considera que a justiça se faz com a volta de colegas ao CASEF. Além disso, segue atento aos casos de adoecimento provocados pelo afastamento, e também a possíveis perseguições a quem participou ativamente da luta pela reintegração.

 

Entenda

Em meados de março de 2023, a 3ª Vara do Juizado da Infância e Juventude da Capital, atendendo a ação da Defensoria Pública, ordenou o afastamento de 35 agentes socioedutivos do CASEF. O processo foi conduzido sem oferecer amplo direito de defesa às trabalhadoras, e tampouco advertência da gestão. Desde então, o SEMAPI vem lutando pela reintegração das colegas, bem como por processos mais transparentes. Seguimos. Nosso trabalho tem valor!