SEMAPI acompanha posse de novo presidente da EMATER/RS ASCAR

Por Imprensa SEMAPI

A terça (10) foi marcada por reunião dos conselhos Técnico-Administrativo (CTA) e Administrativo (CONAD) da EMATER/RS ASCAR, nos quais o SEMAPI tem assento. Na pauta, a eleição e posse da nova gestão dos conselhos e do novo presidente da entidade. Vilson Covatti passa a ser o presidente dos colegiados, enquanto Luciano Schwerz assume a presidência da instituição.

Em seu pronunciamento, representante do Sindicato agradeceu à presidente anterior, Mara Saafeld, pelo diálogo estabelecido, sempre respeitoso, mesmo nos momentos de discordância, e deu as boas vindas ao novo gestor ressaltando que ainda há muito o que fazer. Observou ainda os desafios de direção, como a questão orçamentária – com valores cada vez menores destinados à entidade, é preciso que a nova presidência atue firmemente junto ao governo do Estado para garantir mais recursos – , os passivos trabalhistas e a falta de recursos humanos – afinal, pela importância que tem para a sociedade gaúcha, a EMATER/RS ASCAR tem visto o volume de trabalho aumentar, enquanto o quadro de pessoal não acompanha este crescimento.

Lembrou ainda que, apesar da recente conquista da manutenção da liminar que garante a certificação socioassistencial (CEBAS) à entidade, há o desafio de vencer esta disputa e garantir que o passivo financeiro seja extinto. Por fim, ao destacar que Schwerz integra o quadro da instituição (tendo atuado na gerência regional de Frederico Westphalen), ressaltou que o voto de confiança dado a nova gestão é proporcional à expectativa pela defesa do trabalho da ASCAR e de trabalhadores e trabalhadoras que realizam um serviço de Estado. Para isso, defendeu que o governo do Estado cesse as trocas na presidência como forma de garantir o desenvolvimento eficaz do trabalho. Esta é a sétima mudança durante o governo Leite.

A EMATER/RS ASCAR é fundamental para toda a sociedade gaúcha. Ao prestar apoio à agricultura familiar, entrega segurança alimentar à população, emprego e renda ao público atendido – e impactos positivos na economia. Por isso, merece dedicação e um olhar atento da gestão ao trabalho desenvolvido. Que assim seja!