SEMAPI demanda prorrogação de validade das Convenções para o Setor Privado

Nesta quinta (16), o SEMAPI contatou as cinco entidades patronais com as quais negocia as datas-base da categoria do Setor Privado (SESCON, SECON SERRA, SESCON Caxias do Sul, SINFAC e SINDAT). O contato teve como objetivo demandar a prorrogação da validade das Convenções Coletivas de Trabalho 2023 por 90 dias.

A solicitação leva em conta o momento de calamidade vivido no Estado, que tem impacto também no início da data-base 2024. Com a prorrogação, será possível garantir direitos até que seja possível começar a nova negociação.  Além disso, o Sindicato está agindo frente às denúncias que vem recebendo sobre falta de condições de trabalho em alguns locais. O SEMAPI está cobrando das empresas um mapeamento da situação de trabalhadores e trabalhadoras afetados pelas enchentes, para que sejam atendidos e não duplamente prejudicados. Seguimos recebendo denúncias e atentos para auxiliar. Nosso trabalho tem valor!