SEMAPI discute situação dos adultos com gestão da FPE

Na tarde desta terça (3), representantes da diretoria do SEMAPI estiveram reunidos com o presidente da FPE, Jones Martins, para discutir a questão do desligamento dos adultos com deficiência e questões de saúde agravadas da instituição. Além do presidente, estiveram presentes a nova diretora da DQPC, Ledi Teixeira, e a coordenadora da CAS, Letícia Carvalho, que estão tratando da questão dos adultos.
A gestão reafirmou a continuidade dos desligamentos, comunicando que o termo de referência para referendar o processo está em confecção e que a Fundação irá acolher apenas crianças e adolescente. Martins declarou estar buscando ser o mais transparente possível a respeito do tema, e alegou que os processos de desligamento são distintos. Em um deles, 22 adultos com a saúde agravada que estão no abrigo Cônego Paulo de Nadal, além de outros três que estão na Clínica Libertad, devem ser encaminhados para a ONG Casa Menino Jesus de Praga. Ele ressaltou que a transferência não será imediata, mas é fato consumado. Quanto a trabalhadores e trabalhadoras que atuam com esta população, o presidente se comprometeu a realizar mais encontros com o SEMAPI para tratar da situação, que não irá ocorrer agora.
Representantes do Sindicato reafirmaram sua contrariedade aos desligamentos, especialmente em face da experiência ocorrida em 2019, quando os adultos foram tratados como matéria de descarte e enviados a instituições sem a menor condição de acomodá-los. Reforçaram a necessidade de se fazer uma discussão séria sobre políticas públicas para acolhimento desta população.
Aproveitando o encontro, a diretoria do SEMAPI solicitou que o presidente reconsidere o trabalho realizado pela comissão paritária que tratou dos critérios para relotação (troca de turno e local) na entidade, lembrando que a comissão continha membros da gestão e que é a primeira vez na história da FPE em que o trabalho conjunto entre gestão e trabalhadores e trabalhadoras não é respeitado. Martins confirmou que fará uma reavaliação do assunto junto com sua equipe. Seguimos lutando pelos acolhidos, pela qualidade do serviço prestado na FPE e por aqueles e aquelas responsáveis por um trabalho de excelência. Nosso trabalho tem valor!