SEMAPI e AFUFE vão à Assembleia contra o desligamento de adultos da FPE

Por Imprensa SEMAPI

Na manhã desta quarta (13), representantes de SEMAPI e AFUFE participaram da reunião ordinária da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa para tratar do processo de desligamento dos adultos com deficiência e doenças agravadas da FPE. O objetivo foi angariar apoio dos parlamentares contra a ação desumana do governo, que pretende seguir com a ação ainda em dezembro.

O Sindicato alegou que, além do acolhimento destes adultos ser RESPONSABILIDADE DO ESTADO – como a própria FPE já reconheceu ao afirmar que irá supervisionar as transferências e o trabalho das clínicas privadas –, não há transparência no processo, reafirmando categoricamente sua contrariedade à terceirização do cuidado. Também solicitou apoio da Comissão para reverter a decisão.

Deputados e deputadas se mostraram muito sensíveis à demanda do SEMAPI e da AFUFE, em especial a deputada Sofia Cavedon – que acompanha o processo de desligamento desde 2019, quando cerca de 100 adultos foram encaminhados à Clínica Libertad. Como encaminhamento, a CCDH deve solicitar reuniões com o Ministério Público e com a Casa Civil ainda na próxima semana, para tratar sobre o tema. Deverá também solicitar que o processo de desligamento seja suspenso até que se faça uma discussão real sobre o assunto.

Como Sindicato cidadão, o SEMAPI segue em luta pela dignidade destes acolhidos, que desde a infância têm trocas de afeto com trabalhadores e trabalhadoras da FPE. Gente não se descarta, governador! Nosso trabalho tem valor!