SEMAPI e Entidades pressionam por melhor proposta para o Fundo de Assistência à Saúde da EMATER/RS ASCAR
A segunda-feira (19) foi de negociações sobre o Fundo de Assistência à Saúde (FAS) da EMATER/RS ASCAR. Representantes do SEMAPI, juntamente com associações e outros sindicatos que representam colegas da Instituição, tiveram reuniões para buscar melhorar a proposta de contribuição de trabalhadores e trabalhadoras.
Durante a manhã, a conversa ocorreu junto ao GRH da EMATER/RS ASCAR. Ali, a gestão reafirmou a proposta de aumento de 43% na contribuição de trabalhadores e trabalhadoras, e informou um crescimento no índice de contrapartida da Instituição, de 6,57% para 7,25%. O Sindicato defendeu que a disparidade de contribuição entre colegas e a gestão é inaceitável. Para os diretores, o aumento tornará inviável a permanência no Fundo, desmontando uma das mais importantes políticas de Recursos Humanos da EMATER/RS ASCAR.
À tarde, o encontro foi com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Edmilson Pedro Pelizari. Lá, representantes do SEMAPI reforçaram que, apesar de bem-vindas, as melhorias estruturais não podem se sobrepor à saúde de quem atua. Pelizari acolheu a demanda e se comprometeu a discutir o assunto com o secretário Covatti.
Não aceitaremos o desmonte das ferramentas de saúde da categoria. Nosso trabalho tem valor!