SEMAPI e FEPAM debatem impasse sobre representação no CAF

Em reunião na sede da Fundação na manhã desta segunda (11), representantes do SEMAPI e da gestão da FEPAM voltaram a debater saídas para o impasse sobre a eleição de representante de trabalhadores e trabalhadoras para o CAF. No encontro, a direção sinalizou abertura à resolução do tema, demonstrando preocupação com os efeitos que o impasse tem no dia a dia da instituição.

Há disposição de ambos os lados em encontrar uma saída negociada. Foi sugerido a direção da FEPAM que chame uma assembleia própria para referendar o resultado daquela promovida pelo SEMAPI em maio e, a partir daí, as discussões devem evoluir. Há possibilidades de debater a revogação da resolução 28/2022, tanto no próprio CAF quanto em mesa de negociação com o governo do Estado. Também estiveram presentes representantes da ASFEPAM e os colegas eleitos para a representação no CAF.

Entenda

Editada no ano passado, a Resolução 28/2022 retira de trabalhadores e trabalhadoras seu protagonismo no processo de escolha de seus próprios representantes nas instâncias da Fundação, da eleição do Diretor Técnico e Administrativo até a composição de comissões. A partir de janeiro de 2023, SEMAPI e FEPAM participaram de um processo de mediação sobre o tema na Justiça do Trabalho e, em maio, o Sindicato promoveu a eleição para representante no CAF sob uma decisão judicial impediu que a gestão da FEPAM realizasse assembleia geral de trabalhadores e trabalhadoras no mesmo dia. Desde então, os escolhidos ainda não puderam tomar posse no Conselho.

Contamos com o protagonismo da gestão da FEPAM junto às instâncias necessárias para que se chegue brevemente a uma solução. O SEMAPI está comprometido e espera o mesmo dos outros atores envolvidos para que os fluxos dentro da Fundação não sofram. Nosso trabalho tem valor!