SEMAPI e FEPAM discutem protocolos de segurança após acidente com colega

Por Imprensa SEMAPI

Na manhã desta quinta (15), representantes do SEMAPI e da FEPAM estiveram reunidos discutindo medidas para garantir a segurança de trabalhadores e trabalhadoras. A reunião teve como foco os desdobramentos do acidente que vitimou a colega Roberta Constantin em dezembro.

A gestão apresentou os termos de um plano de ação imediato, que já está implantado no setor em que a colega atuava – e cujas atividades de campo estão suspensas desde o acidente. Abordou o papel do Grupo de Trabalho (GT) que irá elaborar a Política de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho da Fundação, além de apresentar a intenção de criar outro GT para delinear alternativas tecnológicas que permitam que as coletas sejam realizadas com o menor risco possível. Também devem ser elaboradas normativas para outras atividades que sejam realizadas nas margens de corpos hídricos.

Representantes do Sindicato, que já integra o GT sobre a Política de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, saudaram as ações e se colocaram à disposição para contribuir com os demais encaminhamentos. Além disso, disponibilizaram a estrutura de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para utilização de colegas, e sugeriu a possibilidade de realizar ações conjuntas para tratar do tema.

Seguimos com diálogo e responsabilidade para evitar que tragédias voltem a acontecer. Nosso trabalho tem valor!