SEMAPI obtém liminar na Justiça em processo relativo aos empréstimos consignados do Banrisul
Na noite desta segunda (8), a Justiça concedeu ao SEMAPI liminar referente aos empréstimos consignados do Banrisul. Conforme a decisão, deve ser assegurado a trabalhadores e trabalhadoras da categoria a manutenção da carência de 4 meses, relativa a maio, junho, julho e agosto, ficando as parcelas projetadas para o final, sem acréscimos.
A decisão abrange todos os representados pelo Sindicato, não apenas quem mora em áreas atingidas pelas enchentes. Com isto, fica aberto prazo de 5 dias para que os trabalhadores possam escolher entre as seguintes opções:
Permanência da carência de 4 meses;
Suspensão de 6 meses, com acréscimos;
Manutenção do pagamento normal das parcelas.
A decisão ainda concede prazo de 5 dias para que o sindicato informe o CPF dos integrantes da categoria.
Diante da proximidade do final do prazo de adesão à suspensão oferecida pelo Banrisul, é recomendável a quem se encontra em dificuldade financeira que, até o dia 10, provisoriamente opte pela suspensão no aplicativo do Banco. Assim, sendo mantida a liminar, quando o Banrisul disponibilizar o prazo de 5 (cinco) dias, conforme determinado na decisão, poderá ser exercida a correta opção.
É importante frisar que, pela decisão ter caráter liminar, pode ser revertida pelo Banrisul na Justiça a qualquer momento. Por isso, é importante que cada trabalhador e cada trabalhadora avalie sua situação individualmente e com tranquilidade para entender quais as vantagens da adesão e da não adesão. A quem é da base e tem empréstimo consignado no Banrisul, o Sindicato solicita que envie seu número de CPF para o email cpf@semapirs.com.br a partir da tarde desta terça (9).
O SEMAPI vai seguir lutando para dar caráter permanente à decisão, garantindo que trabalhadores e trabalhadoras sejam respeitados pelo Banco e pelo governo do Estado neste momento tão delicado. Nosso trabalho tem valor!