SEMAPI participa da VI Conferência Estadual de Direitos Humanos

No último final de semana, representantes do SEMAPI participaram da VI Conferência Estadual de Direitos Humanos, promovida pelo Conselho de Direitos Humanos e apoiada pelo Sindicato. Durante dois dias, foram discutidos programas e políticas públicas fundamentais para garantir o acesso a direitos e o enfrentamento da violência e perseguição política, dos discursos de ódio.

No sábado (27), as diretoras presentes ao evento apresentaram à plenária uma Moção de Repúdio ao desligamento de adultos com deficiência em acolhimento institucional na FPE, processo que teve início em 2019 e vem sendo conduzido sem diálogo ou transparência. O texto da moção foi aprovado por unanimidade.

Na oportunidade, participantes do evento relembraram a situação traumática dos primeiros desligamentos, exposta pelo SEMAPI junto à imprensa, inclusive o ex-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Nelson Kalil. A íntegra da moção pode ser conferida aqui.

Parabenizamos os organizadores pelo excelente nível do evento e das discussões lá ocorridas. Espaços como estes são fundamentais para retomar uma pauta que ficou esquecida nos últimos anos. Também aproveitamos para reivindicar um debate amplo e democrático sobre a situação dos adultos, para que sejam tratados com o respeito devido, e não apenas como descarte por meio de uma ordem executiva. Às entidades que se afinam ao tema e à demanda, convidamos a contatar o SEMAPI para discutir ações e abordagens. Juntos, somos mais fortes!