SEMAPI participa de Audiência Pública sobre acolhimento institucional
Na manhã desta quarta (11), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado promoveu uma audiência pública sobre a violação de direitos humanos no acolhimento institucional em Porto Alegre. O SEMAPI, que sempre defende o trabalho de excelência realizado por trabalhadores e trabalhadoras da FPE, apesar dos sucessivos ataques do governo a seus direitos, esteve representado no evento, diferentemente da gestão da Fundação que, mesmo convidada, não compareceu.
Itens como a falta de recursos para o desenvolvimento do acolhimento institucional, a estigmatização das famílias vulneráveis e a necessidade de novos investimentos permearam o debate. Além disso, a falta de formação permanente para trabalhadores e trabalhadoras do SUAS, prevista em legislação, e a necessidade de uma ampla articulação da rede de acolhimento, trabalhando para além dos atores individuais, também foram discutidas.
Atores da Assistência Social presentes ao evento destacaram a terrível repercussão do desligamento de adultos com deficiência da Fundação nos últimos anos, especialmente no caso dos encaminhados à Clínica Libertad, e reforçaram a essencialidade do diálogo entre as diversas instituições envolvidas na cadeia de acolhimento quando um movimento deste tipo é realizado. Não é possível mais conviver com omissão do poder público no que se refere ao assunto; é preciso que haja um olhar sério para o acolhimento, com fiscalização dos agentes que o desenvolvem e sem criminalização daqueles que são seu público. Respeitar o SUAS e priorizar a convivência familiar e comunitária são os primeiros passos para se construir uma rede eficaz. O SEMAPI segue lutando por este resultado. Nosso trabalho tem valor!