SEMAPI participa do Novembro Negro Unificado no sítio de Porongos

Por Imprensa SEMAPI

Durante os dias 14 e 15 de novembro, entidades sindicais gaúchas promoveram o Novembro Negro Unificado, com o tema De Porongos à Necropolítica do Século XXI: os efeitos do capitalismo sobre o povo negro. Ocorridas em Pinheiro Machado e em Pelotas, as atividades contaram com a presença de representantes do SEMAPI, que também atuou na organização do evento.

Além da visita ao sítio onde ocorreu o Massacre de Porongos, houve a realização de palestras, que abordaram racismo ambiental, sistema financeiro e educação. O objetivo da ação foi fortalecer a luta antirracista e a valorização da cultura negra no Brasil. Outras atividades acontecem até o final do mês. O calendário completo pode ser conferido no site da CUT/RS.

Há um ano, o SEMAPI instituiu seu coletivo Antirracista, como forma de aprimorar a discussão sobre o racismo estrutural nas relações de trabalho e na sociedade em geral, educando e buscando formas de combatê-lo. Desde então, já promoveu uma série de atividades, de cine antirracista a um mini curso de letramento racial. A maioria das atividades está disponível no canal do Sindicato no Youtube. Avançar contra o racismo é também uma luta por direitos e por cidadania. Sigamos!