SEMAPI se pronuncia sobre uso de horas-extras na FASE

Por Imprensa SEMAPI

Chegou ao conhecimento do SEMAPI que, nos últimos dias, foram feitas denúncias sobre uso abusivo de horas-extras na FASE. Frente à situação, o Sindicato vem a público abordar o assunto:

Antes de mais nada, é preciso reafirmar a necessidade de investigação das denúncias, que, se confirmadas, precisam ser tratadas com a severidade que merecem. No entanto, o SEMAPI acredita que, se acontece, o uso abusivo de horas-extras se dá em casos isolados. A realidade constatada pelo Sindicato é de que, na grande maioria das unidades, há número insuficiente de trabalhadores e trabalhadoras, que tornam mais comuns situações de risco e mesmo agressões a colegas.

Além disso, a entidade vem acompanhando – inclusive, com visitas in loco – o andamento da construção de novas unidades, e o atraso nas obras é gritante. Em Osório, por exemplo, muitas datas de entrega não foram cumpridas, enquanto há outras cidades em que é impossível fazer uma previsão de término, uma vez que os trabalhos ainda são muito incipientes. Tudo isso afeta negativamente o trabalho socioeducativo, e contribui para um clima hostil dentro dos locais em funcionamento, o que apenas prejudica tanto quem executa este serviço DE ESTADO quanto os próprios socioeducandos.

O SEMAPI espera que a gestão da FASE apure com seriedade e responsabilidade as denúncias, trate-as de acordo com a legalidade e, para além disso, invista em estrutura e recursos humanos para que não seja preciso adoecer trabalhadores e trabalhadoras, seja por excesso de trabalho, seja por falta de condições de atuação. Nosso trabalho tem valor!