Transposição: SEMAPI promove reuniões por fundação

Durante a última semana, o SEMAPI promoveu reuniões virtuais com colegas das cinco fundações que compõem a Lei da Transposição. O objetivo dos encontros, realizados por entidade, foi construir conjuntamente apontamentos nas minutas dos novos Planos de Empregos.
Representantes do Sindicato apresentaram as minutas dos novos Planos de Empregos, Funções e Salários (PEFS) construídas pelas gestões e entregues ao núcleo de governo. Os documentos detalham como se dará o processo em cada fundação, e foram enviados ao SEMAPI para que este enviasse suas contribuições. Prezando por um processo transparente e pela construção coletiva, o Sindicato levou o material até a categoria para que todos e todas pudessem contribuir. Todas as dúvidas foram retiradas e as posições de colegas, anotadas para integrar as observações que serão enviadas.
A categoria compareceu em peso, demonstrando a preocupação com o tema e a importância da construção coletiva. O nível do debate foi excelente, e o resultado será um documento que prioriza, como sempre, o resguardo de direitos. Agora, o Sindicato irá trabalhar nas alterações, juntamente com suas assessorias jurídicas, e enviar as contribuições até o final da próxima semana. Conforme as minutas forem alteradas, a entidade irá disponibilizá-las para a categoria.
Em outra frente, o SEMAPI vem solicitando reuniões com secretários de Estado ligados às pastas das fundações e também com deputados da base aliada para tratar sobre o assunto – e o resultado das mesmas deve ser divulgado em breve. Vale salientar que a possibilidade de migração para os novos PEFS foi uma vitória do SEMAPI, uma vez que, no início do processo, o governo insistia em disponibilizar as novas regras apenas para quem ingressasse depois da transposição. Seguimos vigilantes para que colegas sejam respeitados – e seus direitos também!