VERGONHA! Deputados não aprovam emenda popular para aumento dos recursos para extensão rural

Por Imprensa SEMAPI

PORTO ALEGRE – RS – BRASIL. 07/11/2024. Sala João Neves da Fontoura, Plenarinho, 3º andar. Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle. Votação do parecer ao PL 287/2024, Lei Orçamentária Anual de 2025. Foto: Lucas Kloss/ALRS

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (7), a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa não aprovou a emenda popular que propunha aumentar o orçamento da EMATER/RS ASCAR para 2025. O texto havia sido apresentado pelo SEMAPI e pela ASAE, representando o Fórum das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da instituição.

Como resultado, diminuem as possibilidades de um trabalho mais eficaz para atendimento das necessidades de extensão rural social no Estado. Tudo isso em um momento em que a agricultura familiar já está extremamente fragilizada devido aos eventos climáticos extremos experienciados nos últimos meses.

O SEMAPI vê a negativa com grande preocupação, e traz a público sua INDIGNAÇÃO com a postura dos parlamentares. É uma vergonha que uma entidade como a EMATER/RS ASCAR, tão fundamental durante o período das enchentes e também na fase de reconstrução do Estado, seja tratada desta forma, sem seu devido reconhecimento.

É lamentável que políticos gaúchos – inclusive o governador do Estado –, e os partidos que representam, se utilizem da instituição para lotar cargos em comissão, mas não lutem pelo fortalecimento do serviço DE ESTADO que ela desempenha. Não esqueceremos!

Confira quem votou a favor e contra a emenda:

A favor
Pepe Vargas – PT
Miguel Rossetto – PT
Stela Farias – PT

 

Contra
Adriana Lara – PL
Airton Lima – PODEMOS
Edivilson Brum – MDB
Eliana Bayer – REPUBLICANOS
Eduardo Loureiro – PDT
Cláudio Tatsch – PL
Frederico Antunes – PP
Joel Wilhelm – PP
Patrícia Alva – MDB

 

FOTO: Lucas Kloss / Assembleia Legislativa