Frente dos Trabalhadores Celetistas do Estado é lançada na capital

Na manhã desta terça-feira (9), foi lançada oficialmente a Frente dos Trabalhadores Celetistas do Estado, como forma de unir forças para pensar ações de enfrentamento ao governo, que constantemente desrespeita o trabalho realizados por fundações e empresas públicas de direito privado no Estado. O lançamento, ocorrido em frente ao Palácio Piratini, foi o coroamento de uma manhã repleta de atividades para trabalhadores e trabalhadoras das fundações públicas, ERG, EMATER e UERGS. A programação teve início às 9h, quando o SEMAPI promoveu uma Assembleia Geral Extraordinária em frente a sua sede. A pauta abordou o andamento das negociações com o governo do Estado – que tem se negado a calendarizar os índices já reconhecidos de reajuste, além de não discutir nenhuma melhoria nas cláusulas do acordo anterior –, e formas de mobilização. Ao final, uma votação simbólica rejeitou a proposta do Estado. De lá, houve caminhada até a sede da EMATER, onde ocorreu um abraço à instituição. Lá, representantes do SENGE e do SINPRO se juntaram ao evento, como uma prévia do que estaria por vir. Findo o abraço, todos e todas se dirigiram à Praça da Matriz, onde ocorreu o ato de lançamento da Frente. Trabalhadores e Trabalhadoras de todo o Estado vieram à capital participar da programação.

Além de SEMAPI, integram a Frente SENGE, SINPRO, SIMVET, SINTARGS, SINDJOR e SINTEP Vales. Confira aqui a Carta Aberta à Sociedade Gaúcha.