SEMAPI promove mobilização por trabalhadores da FASE

Por Imprensa SEMAPI

A insegurança e a instabilidade nas unidades da FASE – recorrentemente denunciadas pelo SEMAPI às instâncias competentes nos últimos meses – atingiram níveis alarmantes nos últimos dias, culminando com o espancamento de um agente socioeducador na unidade Carlos Santos, na noite da última terça (30). O colega, brutal e covardemente agredido por um adolescente, foi encontrado desacordado e encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) da capital, onde, até o final da manhã desta quarta (31), permanecia para realizar uma cirurgia.

O episódio se soma aos relatos vindos de Pelotas e Porto Alegre, segundo os quais, nos últimos dias, foram encontradas grandes quantidades de itens como facas, celulares e drogas dentro das unidades, além de tumultos. Vale lembrar que a unidade Carlos Santos tem três colegas afastados por suposta agressão, por meio de um processo no qual não houve direito de ampla defesa aos trabalhadores – fato semelhante ao que ocorreu com 35 trabalhadoras no CASEF, em março, quando foram afastadas sem serem ouvidas ou mesmo antes de receberem qualquer advertência da gestão.

Para tratar do assunto e buscar soluções, o Sindicato promoveu, na manhã de quarta (31), uma reunião de emergência com os representantes de base da Fundação e com integrantes da AFUFE. Além disso, tomou uma série de atitudes para evidenciar a necessidade de se agir com urgência para reverter tamanha instabilidade institucional, a saber:

– reuniões com a gestão da FASE e com o secretário Luiz Henrique Viana;

– denúncias sobre a situação da entidade junto a deputados e deputadas;

– participação em reunião da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, também denunciando a situação da entidade;

– ofício ao Ministério Público, solicitando reunião para tratar sobre a forma como a Defensoria Pública vem encaminhando as situações de penalização sem direito de defesa aos trabalhadores;

Como consequência direta das ações do Sindicato, uma audiência pública sobre a situação da FASE, proposta pelo deputado Leonel Radde, foi marcada para o dia 30/6, às 14h, na Assembleia Legislativa. Além disso, nos próximos dias, uma visita de inspeção da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia deve ocorrer na Fundação, com as presenças dos deputados Leonel Radde, Stella Farias e Delegada Nadine. O SEMAPI também vai promover uma mobilização em frente ao Palácio Piratini, na próxima quarta-feira (7/6), às 13h, cobrando providências do governo.

Todas estas situações são fruto do descaso da gestão FASE e do governo do Estado com a socioeducação e com o corpo funcional, que fica relegado à própria sorte, muitas vezes investindo recursos próprios para realizar o trabalho. É sintomático que a Fundação chegue nesta situação exatamente na semana em que completa 21 anos de criação – atingindo a maioridade sem motivos para comemorar. O SEMAPI segue em luta por respeito para aqueles e aquelas que realizam este importante SERVIÇO DE ESTADO, reconhecido como tal pelo próprio governo ao inserir a Fundação na Lei da Transposição. Nosso trabalho tem valor!