SEMAPI, governo e PGE discutem operação de planos de saúde

Nesta quarta (31), representantes do SEMAPI estiveram reunidos com integrantes do GAE, da PGE e da gestão das fundações estaduais para tratar da operacionalização dos planos de saúde. Durante o encontro, convocado pelo GAE após provocação do Sindicato, foram estabelecidas diretrizes para a operação com base na cláusula aprovada na data-base 2022.

As principais mudanças ocorrem na forma de repasse. A partir de agora, o valor entra pelo contracheque e é passado para a associação. Assim, no dia do pagamento, apenas a diferença entre o custo do plano e auxílio é descontada. No caso de FASE e FPE, as horas extras deixam de contar para média do valor do ressarcimento.

ATENÇÃO!! Para ter direito ao auxílio, é necessário realizar a adesão individual, conforme orientação de cada fundação. É fundamental que todos e todas formalizem a adesão para poder usufruir deste que é um direito!

Entenda:

Há cerca de dois anos, o governo do Estado vinha buscando modificar o formato da cláusula referente aos planos de saúde, retirando a tutela das associações e realizando uma licitação para a prestação do serviço. Para o SEMAPI, esta mudança afetaria negativamente a categoria, afinal, nem sempre o escolhido via licitação é o melhor serviço, mas o mais barato – o que poderia refletir em inconvenientes como maior tempo de carência para o uso de determinados serviços, descontinuação de atendimentos por falta de credenciamento e mudança em tratamentos em função de novos corpos médicos. Na negociação de 2022, o governo apresentou um texto que, apesar de modificar a operacionalização dos planos, garantiu a autonomia da contratação, o que foi considerado fundamental pelo conjunto dos sindicatos que representam a categoria e uma vitória da pressão feita pelo SEMAPI contra a mudança. Seguimos em busca de garantir acesso à saúde para todos e todas. Nossas vidas têm valor!