Preocupados com o impacto dos últimos acontecimentos climáticos extremos e da série de falecimentos que ocorreram nos últimos meses, representantes do SEMAPI oficiaram, na última semana, a gestão da EPTC. O documento cobrava ações para garantir a saúde mental da categoria.

No texto, o Sindicato afirma ter verificado “uma demanda específica dos trabalhadores e trabalhadoras sobre o cuidado com a saúde mental”, e “levando em consideração a Cartilha de Cuidados a Trabalhadores emitida pelo Ministério da Saúde em maio de 2024”, questiona “se a EPTC está fornecendo rede de apoio e atenção psicossocial – conforme sugerido na Cartilha – para os seus trabalhadores”.

Frisa ainda que o Sindicato dispõe de equipe multidisciplinar em saúde do trabalhador, se disponibilizando a realizar um trabalho em conjunto com a empresa para o atendimento da categoria profissional”. Por fim, cobra a realização de “palestras acerca da necessidade de exames periódicos de saúde (“Check-Ups”), com ênfase ao cuidado com a saúde cardiovascular, por ser a principal causa de morte não só dos empregados da EPTC, mas no Brasil e no mundo”. Ter a saúde física e mental preservadas é direito de todos e todas. Seguimos em luta!