Representantes de área e diretoria do SEMAPI debatem temas da FASE

Na tarde desta quinta-feira (10), representantes de base da FASE estiveram reunidos com dirigentes do SEMAPI para tratar de temas pertinentes à categoria. Dentre os assuntos abordados, estiveram as promoções, teletrabalho, situação do CASE POA I, entre outros.

Sobre as promoções, foi informado pelo Sindicato que o processo foi concluído e já encaminhado para a secretaria da Fundação – que fará a revisão e enviará o documento final à secretaria da Fazenda, para pagamento. O SEMAPI está em contato com a secretaria dos Sistemas Penal e Socioeducativo, pressionando para que o documento seja encaminhado o mais rápido possível à Fazenda.

Sobre o teletrabalho, foi informado que a minuta que regulariza a modalidade foi assinada. Esta é uma vitória dos trabalhadores, que, junto do Sindicato, tiveram papel fundamental no êxito da demanda. A respeito o fechamento do CASE POA I, foi definido que o SEMAPI irá se reunir com colegas da unidade, em data a ser definida, e depois levar o resultado da conversa à direção da FASE. O Sindicato não concorda com o fechamento, porém, caso não seja reversível, espera conseguir negociar as transferências sem prejuízo a colegas.

Foi tratado ainda o tema da obrigatoriedade do uso de crachás com identificação dentro das unidades, o que causa grande preocupação em trabalhadores e trabalhadoras, uma vez que, com o nome completo, adolescentes podem ter acesso a informações pessoais – facilitando rastreamento e ameaças a colegas. Sendo assim, o SEMAPI solicitará à Fundação a não-obrigatoriedade dos crachás, já que a identificação de trabalhadores e trabalhadoras pode ser feita pelas câmeras de segurança. Caso isso não seja possível, o Sindicato deverá pedir que sejam produzidos crachás com apenas um nome do trabalhador.

Por fim, representantes falaram da importância da FEM como ponto fundamental na negociação da data-base 2023. A proximidade com a base é a melhor ferramenta para o sucesso da luta – que o SEMAPI faz incansavelmente. Nosso trabalho tem valor!