SEMAPI levanta o tema da socioeducação em encontros em Brasília

Por Imprensa SEMAPI

Em agenda nos últimos dias, representantes do SEMAPI tiveram uma série de reuniões em Brasília para discutir temas relativos à socioeducação. Nesta quinta-feira (17), ocorreu reunião com o Secretário Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Cláudio Augusto Vieira da Silva. No encontro, a comitiva do Sindicato entregou ofício ao secretário, solicitando a possibilidade de participação de trabalhadores e trabalhadoras nos debates e processos decisórios referentes à área socioeducativa.
Ele afirmou que uma das preocupações do governo é a formação permanente de trabalhadores e trabalhadoras que atuam na área e, por isso, deve ser recriada a Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, na qual haverá um eixo exclusivo para a socioeducação. Além disso, disse que esta gestão é radicalmente contrária à privatização e à terceirização deste tipo de serviço, e que há intenção de rever o Plano Nacional da Socioeducação, além da importante notícia do encaminhamento de um projeto de regulamentação da profissão de agente socioeducativo. Por fim, houve ainda uma visita ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Antes disto, na quarta (16), discussões sobre o assunto ocorreram na Câmara dos Deputados. Lá, a busca por direitos para colegas da FASE tratada com a deputada Denise Pessôa, que se mostrou sensível às demandas apresentadas pelo Sindicato.
Todos os representantes do executivo e do legislativo se colocaram à disposição para criar canais de trocas do Sindicato nas políticas públicas referentes à área, exercendo seu papel participativo como membro da sociedade civil. Seguimos em luta e vigilantes, na expectativa da confirmação de boas notícias. Nosso trabalho tem valor!