Acolhimento institucional é pauta do SEMAPI em Brasília

A estada em Brasília vem rendendo encontros importantes para tratar de questões relativas ao acolhimento institucional. Nos últimos dias, a comitiva do SEMAPI teve reuniões sobre o tema em instâncias do executivo e do legislativo.
Nesta quinta (17), a agenda começou com encontro no MDHC, onde foram abordados temas relativos ao trabalho de acolhimento institucional, sobre o que o secretário Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Cláudio Augusto Vieira da Silva, garantiu que haverá um eixo de capacitação na Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da intenção de combater a terceirização e a privatização do serviço.
Logo depois, o tema também foi abordado em reunião no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Lá, além de apresentar o documento com as demandas já levado ao MDHC, representantes do SEMAPI obtiveram o comprometimento da pasta com a reorganização do Capacita SUAS – programa de qualificação da rede de assistência social que havia sido descontinuado –, além da revisão das Orientações Técnicas para os Serviços de Acolhimento, que já está em curso. Foi solicitado, ainda, incentivo à realização de concursos públicos para a área, formando funcionários de carreira que tenham um olhar especializado para o acolhimento institucional – demanda que já encontrou ressonância no ministério –, além de canais de diálogo para que trabalhadores e trabalhadoras participem ativamente das discussões sobre políticas públicas para a área.
Na Câmara, a conversa ocorreu na quarta (16), especialmente com a deputada Denise Pessôa, que se mostrou sensível às demandas apresentadas pelo Sindicato.

Todos os representantes do executivo e do legislativo se colocaram à disposição para criar canais de trocas do Sindicato nas políticas públicas referentes à área, exercendo seu papel participativo como membro da sociedade civil. A agenda segue nesta sexta (18). Seguimos em luta e vigilantes, na expectativa da confirmação de boas notícias e no acompanhamento de políticas públicas eficazes, cumprindo nossa missão de sindicato cidadão. Nosso trabalho tem valor!