Data-base 2023: mediação na Justiça termina sem acordo, mas com possibilidade de avanços
Após mais de três horas de reunião na Justiça do Trabalho, SEMAPI e governo do Estado ainda não chegaram a um acordo sobre a data-base 2023. O encontro, realizado na tarde desta terça (7), terminou com pequenas possibilidades de avanço.
O governo continua irredutível sobre o pagamento da reposição devida (18,3%), utilizando como argumento o impeditivo legal do limite prudencial. No entanto, há um indicativo de avanço nas pautas sociais.
Na sequência, ocorreu uma mesa específica sobre a EMATER/RS-ASCAR, contando com a presença de todos os sindicatos que representam trabalhadores e trabalhadoras da instituição. Como o governo também se mostrou irredutível a respeito de alguns pontos, representantes do SEMAPI anunciaram que seriam tomadas medidas de mobilização conjunta. Com isto, houve um pequeno distensionamento, abrindo a possibilidade de avanços nas cláusulas específicas.
Uma nova mesa foi marcada para 13/12, reunindo novamente fundações e EMATER/RS-ASCAR. Além disso, os acordos foram prorrogados até 31/1/2024, garantindo direitos até o término da negociação. Seguiremos unidos e em busca de direitos! Nosso trabalho, nossos direitos, nossa união!