SEMAPI, Sintran e EPTC debatem direitos frente às enchentes

Em reunião na manhã desta segunda (20), SEMAPI, gestão da EPTC e Sintran discutiram temas de interesse da categoria. A maioria dos tópicos girou em torno de direitos frente às enchentes que atingiram Porto Alegre.

O Sindicato defendeu a garantia de abono de faltas ao trabalho para os atingidos e a instituição de trabalho remoto para quem atua nas sedes que estão alagadas (conforme compatibilidade de cargos e funções). A gerência ficou de avaliar ambos os casos. Também foi acertado que a higienização dos locais será feita por uma equipe especializada, para garantir a segurança de todos e todas.

Uma parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) para disponibilização de atendimentos direcionados a trabalhadores e trabalhadoras da Empresa e a melhoria do fluxo de informação entre EPTC, Sintran e SEMAPI também estiveram na pauta do encontro. Ao final, representantes do Sindicato expressaram preocupação com o pós-enchente no contexto do trabalho na instituição, e com a indefinição sobre a essencialidade dos serviços gerais.

Acordo coletivo

Também foi demandada pelo SEMAPI a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023, nos termos da cláusula 71, e um prazo de 60 dias para que se iniciem as negociações da data-base 2024. Seguimos lutando pelos direitos de todos e todas, e pressionando para que a gestão os cumpra. Nosso trabalho tem valor!